A eterna Guerra entre as linguagens
Recentemente navegando pela twitter encontrei um twit de um amigo que falava exatamente sobre o desempenho de execução de algumas tarefas em diversas linguagens, basicamente um comparativo de performance de diversas linguagens executando 10 tarefas simples.
O mais curioso é que esse projeto é apadrinhado pelo Alioth que cuida do projeto Debian e como é visível no comparativo não há linguagens Microsoft ( o C# mono é uma projeto opensource compatível com a plataforma .Net)
No site (http://shootout.alioth.debian.org/fastest-programming-language.php ) é possível ver também as estatísticas das execuções, e a mediana das diversas vezes que as tarefas foram executadas em cada linguagem.
Determinada informação talvez possa ser mais relevante para escolha da linguagem de um projeto, mas como é descrito no site, que descreve tal experimento, os testes foram executados dentro de ambientes específicos e apenas funções básicas que todas as linguagens resolvem.
Em teoria algumas linguagens tratam de certos problemas melhor que as outras e isso pode afetar o desempenho geral de um projeto.
Portanto fica a dica de mais uma eterna guerra entre as linguagens que no final das contas sabemos que não será a principal razão pela escolha dessas linguagens de programação para o projeto.
Para mais informações acesse o The Computer Language Benchmarks Game ( http://shootout.alioth.debian.org/ ).
Ou veja o primeiro post da Eterna Guerra entra as Linguagens (http://tecnobolfc.blogspot.com/2011/04/eterna-guerra-entre-as-linguagens.html ).